30 de agosto de 2021

O início de maio é marcado pelo Dia do Trabalho. A data foi conquistada de maneira histórica, consolidada no Brasil em 1924. E é um dia especial para comemorar e homenagear todos os profissionais que movimentam a gigante e altiva Norsul.

Durante o mês passado, a companhia organizou a série #OrgulhoDoMeuTrabalho, com posts no Facebook e LinkedIn sobre importantes funções na navegação e logística. E, para além do mar, falou-se sobre novos negócios e o momento de expansão que a empresa vive.

Abaixo, saiba mais sobre cargos estratégicos e que oferecem soluções logísticas integradas na Norsul:

Carlos Alberto dos Santos – Taifeiro

Para começar, apresentamos a função de taifeiro. Segundo Carlos Alberto dos Santos, o Taifeiro é a peça-chave para a harmonia e integração no navio. É responsável por auxiliar na confecção da alimentação, na preparação de cardápios e organização da cozinha. Controlando as validade de mercadorias, executando a limpeza e organização das cabines, roupas de cama e itens de higiene. A função preza pelo bem-estar físico e emocional de todos os marítimos, para que possam desempenhar seu papel da melhor maneira e garantir bons resultados para os clientes e a companhia.

Rodrigo Teixeira – Segundo Oficial de Náutica

De acordo com Rodrigo Teixeira, o Segundo Oficial de Náutica é responsável pelo serviço de navegação de um navio. Ele controla as operações de carga nos portos e, também, a manutenção dos equipamentos de segurança. Diariamente, o serviço é realizado em dois períodos de 4 horas, com intervalos de 8 horas entre eles. 

Entre suas atividades, uma das atribuições é verificar as condições de itens como coletes e boias salva-vidas, além de dispositivos de combate a incêndio. De maneira geral, o trabalho contribui para garantir que o transporte de carga seja feito da maneira mais segura possível, tanto para a embarcação, quanto para os tripulantes.


Wbiraci Silva de Figueiredo – Condução de Máquinas

Uma das profissões presentes na operação marítima, que auxilia a garantir o perfeito funcionamento das embarcações, é a Marinheiro de Máquinas. Wbiraci Silva de Figueiredo é Marinheiro de Máquinas da Norsul e ajuda a garantir a segurança de pessoas, da embarcação e a proteção ao meio ambiente. 

A sua rotina inclui verificar e fazer a manutenção de equipamentos, tanques e máquinas das embarcações, rondas diárias para detectar possíveis vazamentos e ruídos, além de participar de manobras de atracação e desatracação dos navios.

Segundo Wbiraci, “o serviço é de extrema importância, como uma engrenagem do motor: cada um contribui para uma parte do processo, fazendo com que a empresa atinja seu objetivo”.

Fabiano Santiago – Segurança do Trabalho

Fabiano Santiago atua como Coordenador de Segurança do Trabalho, o que consiste em dar todo o apoio e suporte para a atuação do time de técnicos de segurança, como: 

  • Planejar e coordenar as atividades;
  • Desenvolver campanhas com foco na prevenção da saúde e segurança ocupacional;
  • Assessorar a empresa conforme as legislações de saúde e segurança vigentes e apoiar demais grupos de trabalho na companhia, como o setor de comunicação, inovação, entre outros.

O profissional está ligado à Gerência Executiva de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e Frota Estrangeira. O setor é responsável por gerenciar, planejar e orientar as atividades relacionadas à qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente e saúde, mediante elaboração e gestão do planejamento estratégico da área em sintonia com as diretrizes corporativas. Desta forma, processos, treinamentos e licenças são executados de forma segura e de acordo com as necessidades da Norsul. 

Renan Bastos – Afretamento

Renan Bastos, Analista de Afretamento, faz parte do setor responsável pelo transporte de granéis líquidos na cabotagem e navegação de longo curso, principalmente entre Argentina e Brasil. A rotina inclui cuidar da logística de clientes que vão desde a indústria petroquímica ao setor alimentício, sendo a ponte entre a operação e o comercial da companhia. A função é de extrema importância, uma vez que atende à demanda dos clientes da Norsul para que eles consigam atender as demandas de seus próprios clientes.

O setor também define os navios adequados para o transporte da carga e faz sua gestão logística. Isso inclui cuidar para que o transporte correto e seguro da carga seja realizado, levando em consideração as normas ambientais e de segurança. É necessário sempre antecipar necessidades dos clientes e propor novas oportunidades de negócio, com a responsabilidade de que a operação seja fiel ao que foi contratado.

Mateus Lyro – Frota

Mateus Lyro, Coordenador Técnico da Frota, relata que suas atividades estão relacionadas à gestão técnica de ativos, garantindo que atendam aos interesses comerciais da companhia por meio de uma operação segura e eficiente. E, para atingir os objetivos estabelecidos, apoia a equipe e tripulação no planejamento das manutenções, visando a máxima disponibilidade das embarcações e o cumprimento do orçamento anual. Além disso, é responsável por conduzir inspeções rotineiras na frota, observando pontos de melhoria e assegurando a conformidade com os regulamentos vigentes no setor marítimo.
Mateus participou como líder na implementação do Projeto de Eficiência Energética na Norsul, que incentiva o desenvolvimento e prospecção de novas tecnologias para melhoria da performance das embarcações. Através de soluções inovadoras como a redução de consumo de combustível e das emissões de gases poluentes, a ação alinhou a cultura da companhia com o objetivo de preservação do meio ambiente e a antecipação de regulamentos que entrarão em vigência em 2023.

Leila Pires – Comercial

Leila Pires é Gerente Comercial da Norsul, a área que é porta de entrada dos clientes, o que faz com que o time esteja sempre atento às necessidades deles e buscando soluções otimizadas para suas demandas. Nesta função, é preciso entender as particularidades de cada negócio para gerar valor tanto para a companhia, quanto para o cliente; e, sobretudo, contribuir para o crescimento do país através da cabotagem ou multimodalidade.

A rotina da função é dinâmica, com a gestão de contratos atuais e a captação de novas demandas, buscando recursos para atendê-las da melhor maneira. Após o fechamento de contratos, é feito o contato com a área de Operações, que segue com o que foi proposto. E quando a solução do cliente envolve uma integração logística, o Comercial colabora com a área de Novos Negócios.

Gustavo Cordeiro – Operações

Gustavo Cordeiro é Coordenador de Operações da Norsul, responsável por coordenar as equipes operacionais e prestadores de serviço, fazendo com que as atividades sejam realizadas de acordo com os critérios da companhia e as necessidades dos clientes.

A rotina inclui auxiliar no planejamento, organização e coordenação das operações de manobras de atracações, desatracações, shiftings, carga, descarga, lastro, abastecimentos e docagens das embarcações. Também ajuda no planejamento, coordenação e carregamento de barcaças, no abastecimento de material para uso e reposição, assim como ministra treinamentos a todos os envolvidos para melhor execução das atividades. O setor de Tráfego é fundamental para manter as operações da Norsul em plena fluidez: atender às demandas dos clientes e oferecer o apoio necessário aos funcionários de maneira comprometida com resultados.

Ricardo Nuno – Desenho de Soluções

Ricardo Nuno é Gerente Executivo da área de Desenho de Soluções. A função tem como objetivo dar suporte à equipe comercial da área de Novos Negócios, construindo soluções logísticas terrestres e marítimas que atendam às necessidades identificadas em clientes dos diferentes segmentos, ou mesmo no mercado. O suporte vai desde a verificação de requisitos técnicos à execução de projetos.

O setor é de extrema importância, assim como todos que fazem parte da engrenagem. É o conector entre o que recursos e serviços da companhia com estratégias do futuro: tornar a Norsul um integrador logístico completo.

A Norsul agradece pelo empenho diário em cada um destes profissionais, e todos os outros que trabalham para que a companhia continue evoluindo e expandindo cada vez mais.

Sua carga,
nossa prioridade

A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.

+55 (21) 2139-0505

Entre em contato