Código de Ética nos Negócios

  • Este documento estabelece princípios relativos ao Código de Ética nos Negócios e respectivas diretrizes para orientar a conduta dos colaboradores da Companhia de Navegação Norsul e de suas Investidas. Ele faz parte do contrato de trabalho entre os colaboradores e a Companhia, devendo ser conhecido e seguido por todos.

  • Toda a atividade e procedimentos da Companhia devem ser permanentemente realizados em total conformidade com a legislação vigente no País, assim como o uso dos recursos, bens e fundos da Companhia só devem ser feitos para fins estritamente legais.

  • O respeito ao nosso Código de Ética nos Negócios assegura a proteção dos interesses da Companhia, bem como dos seus integrantes.

 

1. Relação com os Colaboradores

1.1 Práticas Trabalhistas Justas

Não é tolerado qualquer tipo de discriminação com colaboradores nos casos de promoção ou candidatos no caso de admissão, seja por credo religioso, convicção filosófica ou política, nacionalidade, sexo, idade, cor, orientação sexual, estado civil ou deficiência física, ou de qualquer outra espécie.

Os critérios adotados devem atender os requisitos básicos de cada função.

1.2 Relações de Trabalho

O ambiente de trabalho deve ser baseado no respeito mútuo, não sendo toleradas atitudes abusivas (gestos ou palavras) ou comportamentos constrangedores contra a integridade moral e física de qualquer colaborador, independente de serem caracterizadas pela legislação como assedio moral e/ou sexual, como também qualquer tipo de ameaça ou intimidação.

1.3 Contratação de Parentes

Não é permitida a contratação de parentes consanguíneos e afins de colaboradores da Norsul de qualquer nível hierárquico, para exercerem atividades com subordinação direta, indireta e/ou posições com conflito de interesses.

1.4 Confidencialidade

Qualquer informação comercial, financeira ou econômica relacionada à Norsul só pode ser divulgada se previamente autorizada por um membro da Diretoria.

Mesmo cessado o seu contrato de trabalho, não é permitido revelar ou usar qualquer informação da Companhia, salvo as expressamente públicas.

1.5 Atividades Externas a Companhia

A atuação da Norsul é apartidária e apolítica, sendo vedadas quaisquer contribuições para grupos ou entidades políticas e/ou religiosas.

O envolvimento de colaboradores em processos externos a Companhia (políticos, religiosos etc.) não deve, em hipótese alguma, representar conflitos de interesses para o desempenho do trabalho.

Um colaborador não pode usar o uniforme, ou se identificar como funcionário na prática de atividades externas ao trabalho.

Em nenhuma hipótese, um colaborador pode utilizar os meios, sistemas, recursos ou instalações da Companhia para atividades estranhas ao trabalho.


2. Relação com os Sindicatos

A Norsul reconhece o importante papel dos sindicatos, buscando sempre através do diálogo soluções que atendam todos os envolvidos, tendo como princípio uma relação pautada na legalidade, credibilidade, transparência e respeito mútuo.


3. Relação com a Imprensa e Publico em Geral

A Norsul preserva um canal aberto com a imprensa e disponibilizará todas as informações necessárias ao esclarecimento e divulgação de suas ações. Qualquer contato com a imprensa será feito sempre com autorização da Diretoria.

A Norsul garante honestidade e transparência em toda comunicação com o público. A comunicação e a publicidade observarão a legislação, os códigos profissionais e os preceitos éticos vigentes na sociedade.


4. Relação com órgãos governamentais e reguladores

A Norsul estimula um relacionamento transparente, ético e respeitoso com os representantes dos órgãos governamentais e reguladores. Os agentes públicos ao visitarem nossas instalações em fiscalizações ou vistorias, devem ser respeitados e a eles prestados todos os esclarecimentos solicitados.


5. Relação com Clientes e Fornecedores

A Norsul não se envolve em negócios que possam prejudicar sua reputação de idoneidade e ética no mercado. Busca sempre melhorar a qualidade de nosso atendimento, seguindo a nossa filosofia de aperfeiçoamento contínuo.

Nenhum presente, favores ou entretenimento serão proporcionados a empregados ou representantes de clientes para influenciá-los nos negócios com a Companhia. São vedadas promessas ou doações de presentes ou favores que caracterizem a obtenção de vantagens.

A Norsul procura adquirir mercadorias e serviços baseando-se no preço, qualidade, disponibilidade, termos e contratos. Deve-se analisar a integridade e conformidade legal do fornecedor e o valor da oferta, considerando os objetivos e as condições a curto e longo prazo.

É vedada a contratação direta ou indireta de fornecedores em que se caracterizem relações de conflito de interesses.

É vedado receber de fornecedor, cliente ou concorrente, recompensa ou pagamento por serviços prestados como seu empregado ou consultor.

É vedado ter negócio ou interesse pessoal ou financeiro relacionado com cliente, fornecedor ou concorrente. Nenhum colaborador da Companhia pode ter negócio relacionado com a atividade fim da empresa.


6. Compromisso com o Meio Ambiente

A Norsul procura cumprir todas as leis e regulações aplicáveis, atendendo também aos padrões internacionais de meio ambiente. Deve-se garantir que suas embarcações e estabelecimentos se adéquem ao seu ambiente natural e urbano.

A Norsul deve melhorar continuamente sua performance ambiental e minimizar sistematicamente os riscos potenciais de poluição acidental.

As embarcações e fornecedores da Companhia devem operar em conformidade com os regulamentos IMO (Organização Marítima Internacional) aplicáveis.

Deve-se continuamente treinar e conscientizar seus colaboradores quanto às políticas ambientais; e contribuir para o desenvolvimento sustentável, econômico, ambiental
e social.