Caminhos do Aço

A NORSUL é referência na navegação de cabotagem no Brasil há 57 anos. Temos orgulho de poder servir com eficiência e segurança nossos clientes produtores de aço e, através deles, montadoras de automóveis em viagens marítimas neutras em carbono.

O caminho do aço para chegar às montadoras percorre uma rota marítima extensa. Por exemplo, para transportar as bobinas de aço produzidas em Serra (ES), o aço é levado para São Francisco do Sul (SC), onde é processado e enviado ao cliente final.

Na ligação entre as duas pontas da cadeia produtiva, a NORSUL realiza escalas mensais em São Francisco do Sul. Um comboio oceânico (conjunto de empurrador e barcaça) é capaz de transportar até 10 mil toneladas de bobinas, com até 40 toneladas de peso unitário, em uma única viagem.

O abastecimento de uma fábrica em Pernambuco, feito com peças produzidas no Sul e Sudeste, onde se concentram os fornecedores também é outro caminho do aço feito pelo mar foi com o uso da cabotagem. Um único navio consegue transportar, de Itajaí (SC) a Suape (PE), toda a carga mensal de bobinas de aço necessárias à fábrica.

Caso o transporte fosse feito por rodovia, seriam necessários mais de 100 caminhões para transportar as mesmas 5 mil bobinas, segundo reportagem do jornal Valor Econômico publicada em 11/03/2020.