Equipes Engajadas

Publicado em: 01/08/2017
Créditos: RH Norsul

Equipes Engajadas

Equipes engajadas e inovadoras são um grande diferencial para qualquer negócio. Elas conseguem atender melhor aos clientes, solucionar os problemas com mais rapidez, aprimorar os serviços oferecidos e otimizar os resultados da empresa. Mas para desenvolver um time assim, é importante investir em múltiplas ferramentas de gestão, que vão desde propósitos inspiradores até reuniões de brainstorming.

Pensando nisso, trazemos cinco dicas para você ter processos inovadores e equipes engajadas. Continue lendo e fique por dentro do assunto.

  1. “Jogue” com o grupo

O líder deve participar dos projetos junto com a equipe e garantir que sejam alcançados tanto os interesses individuais dos colaboradores quanto as metas globais, estipuladas pela Companhia. Essa interação é fundamental para que todos tenham um bom relacionamento entre si e com o líder, fortalecendo sentimentos de confiança e respeito.

A proximidade também ajuda a compreender o perfil de cada colaborador e entender quem se dará melhor com cada tipo de tarefa. Dessa forma, é possível chegar mais facilmente aos resultados.

 

  1. Aprimore o diálogo no ambiente interno

 

A comunicação é um importante elemento para manter as equipes engajadas, alinhadas e comprometidas em aumentar os resultados da empresa. Infelizmente, muitos gestores ainda não dão a atenção necessária a esse tema.

Os principais responsáveis pela comunicação interna são os próprios líderes da Companhia, mas todos devem estar envolvidos com o assunto e comprometidos com a melhoria do diálogo. Sem isso, nenhum resultado será alcançado.

Também é importante contar com as ferramentas certas, como mural, intranet, e-mail corporativo etc. Mas para escolher a ferramenta certa, você precisa conhecer os tipos de perfis dos seus colaboradores para direcionar seus esforços.

 

  1. Estimule a criatividade

 

Construir um ambiente de trabalho criativo é um importante passo para melhorar o clima organizacional, tornar os processos internos mais eficientes e, por consequência, aumentar a motivação dos clientes internos.

Para isso, uma ótima dica é incentivar momentos descontraídos, como o happy hour ou reuniões de brainstorming. Você também deve deixar o ambiente mais leve e flexível, fortalecendo a confiança no seu time.

 

  1. Reconheça os talentos

 

Valorizar e reconhecer as boas práticas dos colaboradores é fundamental para formar uma equipe engajada. Mas como fazer esse reconhecimento? A melhor forma é o feedback, conversa na qual são repassados os pontos positivos e negativos do colaborador.

Outras ações também podem motivar o colaborador. Por exemplo: levá-lo para defender determinada ideia de projeto para uma outra área, especialmente se foi ele quem pensou na possibilidade.

 

  1. Crie metas e estipule desafios

 

As metas são fundamentais para o crescimento das empresas e para o engajamento dos colaboradores, que, de outra maneira, podem não ter tanta clareza sobre a direção que devem seguir. Além disso, elas são desafios para a equipe e estimulam que eles desenvolvam habilidades e competências.

Aprender coisas novas também mantém o colaborador motivado, especialmente se ele já tem um perfil que gosta de ser desafiado. Por isso, compreender as motivações individuais também é uma boa alternativa.