SEGURANÇA: SIPAT 2020 na NORSUL

Publicado em: 31/08/2020
Créditos: NOTÍCIA

SEGURANÇA: SIPAT 2020 na NORSUL

A segurança, a saúde individual e o bem-estar coletivo, assim como o respeito à vida são valores inegociáveis para a NORSUL. Desde a sua fundação, há 57 anos, a companhia busca a melhoria de seus processos operacionais alinhada à prevenção de acidentes, ao comportamento seguro bem como a criação de um ambiente saudável de trabalho e convivência. 

Neste ano, ainda sob os cuidados e as incertezas da pandemia, a companhia realizou mais uma vez a sua já tradicional Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2020. Reunindo colaboradores da terra e do mar, diretoria, fornecedores, parceiros e convidados externos para falar sobre segurança, saúde e prevenção de riscos de forma coletiva num evento 100% digital, à distância.

O tema deste ano “Ressignificação do trabalho: a importância do trabalho coletivo” trouxe reflexões importantes sobre consciência individual, protagonismo e cuidados coletivos para a saúde física, emocional e mental dos colaboradores. Bem como questões sobre segurança nas operações e atenção aos procedimentos de prevenção durante o trabalho. 

UMA SIPAT ON-LINE

Foram várias “lives” que aconteceram na programação da SIPAT 2020 trazendo palestras ao vivo, divulgadas de forma on-line para toda a NORSUL. A abertura do evento contou com uma mensagem de Angelo Baroncini, Diretor Presidente da NORSUL que ressaltou: “Trabalhar de forma segura via home office, nas nossas embarcações, navios e portos nunca foi tão fundamental. Pensar em saúde, em prevenção, em atitudes e comportamentos responsáveis e darmos um bom exemplo para nossos familiares e colegas de trabalho, bem como termos resiliência e foco nas boas práticas tornou-se uma única regra de ouro”. 

PROGRAMAÇÃO INÉDITA

No primeiro dia, 24 de agosto, a palestra “O Poder da Escolha”, com Josmar Arrais, abordou a importância de realizar escolhas conscientes e ser responsável por suas consequências. Josmar trouxe um olhar interessante sobre o significado do propósito: "Nós não o criamos, nós o descobrimos".  

Na palestra intitulada "Lições do Titanic", com o palestrante Pedro C Ribeiro, o tema tratou do impacto do excesso de confiança, bem como da ausência de protagonismo do naufrágio do famoso navio Titanic.

Na roda de conversa sobre o Valor Segurança na NORSUL foram trabalhados de forma coletiva a importância do cumprimento de procedimentos e dos cuidados no dia a dia do trabalho. Na palestra sobre "Crenças limitantes - A raiz do que nos impede de crescer", com Roberto Ziemer, foram abordadas questões psicológicas que influenciam as atitudes humanas no local do trabalho ou fora dele. 

A SIPAT 2020 encerrou no dia 28 de agosto, com uma conversa de encerramento, com o ator Nelson Freitas, que também foi marítimo e dividiu suas experiências de forma descontraída. Foram realizados ainda o sorteio de livros e mochilas da NORSUL para os participantes.

Os participantes aprovaram a programação inovadora e bastante abrangente da SIPAT 2020.