Companhia de Navegação Norsul

Conheça  o Projeto Jubarte

Preservação das baleias Jubarte

A NORSUL desenvolve, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), um projeto de preservação de baleias Jubarte que busca as melhores alternativas para reduzir os riscos de atropelamento por embarcações nas áreas do principal berçário destes cetáceos, a região do Parque dos Abrolhos, no litoral da Bahia.

O projeto, apoiado há mais de 15 anos pela NORSUL, tem como foco a proteção desses mamíferos marinhos e tem alcançado resultados totalmente positivos, uma vez que a população desses animais cresceu expressivamente nos últimos anos.

Este projeto é mais um compromisso da companhia com a sustentabilidade, um valor corporativo.

Reconhecimento Internacional

O projeto foi case de destaque em sustentabilidade apresentado pelo embaixador da Representação Permanente do Brasil junto a Organismos Internacionais (Rebraslon) em Londres, Hermano Telles Ribeiro na 67ª reunião anual de Membros da IWC (International Whaling Commission), em setembro de 2018, em Florianópolis. O fórum é o único reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Temporada das Baleias

Todos os anos, entre junho/julho e novembro, as baleias Jubarte se deslocam das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, por aproximadamente 4.500 quilômetros, para se acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes aqui no Brasil. Segundo levantamentos do IBJ, a população da espécie cresceu cerca de 10,8% ao ano de 2002 a 2015.

A presença da grande maioria delas foi vista na área que abrange o litoral sul da Bahia ao norte do Espírito Santo.

Sustentabilidade. Um valor da NORSUL.