O Brasil tem quase oito mil quilômetros de costa navegável, mas apenas 12% das cargas no país circulam por cabotagem. Enquanto isso, mais de 60% dependem do modal rodoviário. Essa realidade começa a mudar com o avanço de soluções mais sustentáveis e eficientes — e a Norsul está na linha de frente desse movimento.
Durante a Intermodal South America 2025, um dos eventos mais importantes de logística e transporte da América Latina, a Norsul teve participação de destaque em dois painéis que colocaram em pauta temas essenciais para o futuro do setor. A empresa também reforçou sua visão sobre o papel do transporte marítimo no redesenho da matriz logística brasileira.
No painel “Desmistificando a inteligência artificial: casos reais, erros comuns e caminhos possíveis”, a nossa diretora de Gente, Gestão e Frota, Aline Carvalho, compartilhou a experiência da empresa no uso de IA aplicada à operação marítima, ao lado de Gabriel Renault, CEO da Dharma-AI — parceira da Norsul no desenvolvimento dessas soluções.
Um dos resultados mais expressivos dessa colaboração foi a redução de cerca de 40 toneladas mensais no consumo de combustível das embarcações próprias, alcançada por meio da análise inteligente de dados operacionais, como rotas, tempo de carga e descarga, e frequência de abastecimento. O impacto vai além da economia: é um passo importante para tornar a logística mais sustentável e eficiente.
Mas a inovação não para nos dados. A Norsul também está investindo na capacitação de suas equipes com foco em IA generativa, promovendo o aprendizado contínuo como uma competência estratégica. “Acreditamos que inovação só faz sentido quando gera transformação cultural. Valorizar os talentos únicos de cada pessoa faz parte da nossa cultura de inovação”, destacou Aline.
No segundo painel, “Por que o transporte marítimo é essencial para um futuro eficiente e sustentável da logística no Brasil?”, Aline retornou ao palco ao lado de Christiam Lachmann, diretor de Chartering e Operações da Norsul, e Fabiano Lorenzi, CEO da Norcoast. O debate reforçou o papel da cabotagem como solução logística robusta, econômica e com menor impacto ambiental.
Christiam destacou que as embarcações da Norsul chegam a transportar volumes equivalentes a 2 mil caminhões — o que corresponderia a 60 km de estrada ocupada. Aline complementou, apontando que o modal marítimo é também mais seguro, com índices quase nulos de acidentes e roubos, além de ser mais competitivo em rotas acima de 500 quilômetros.
Apesar das vantagens, os desafios persistem — especialmente em relação à infraestrutura portuária e à formação de profissionais qualificados. “Muitas vezes, a logística ainda ignora o potencial dos portos. Estamos buscando, junto ao setor, formas de ampliar a capacitação de marítimos e fortalecer essa cadeia”, explicou Aline.
Com uma atuação sólida na cabotagem e uma visão estratégica voltada à inovação, a Norsul reafirmou no evento o seu compromisso com uma logística mais integrada, sustentável e alinhada aos desafios do futuro. E encontros como a Intermodal 2025 mostram que esse caminho pode — e deve — ser trilhado em conjunto.
A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.